CUT PI > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT-PI E MOVIMENTOS SOCIAIS APOIAM CASAL DO MPA QUE ENCERRA GREVE DE FOME NO PI

CUT-PI e Movimentos Sociais apoiam Casal do MPA que encerra greve de fome no PI

16/12/2017

Durante manifestação no aeroporto sindicalistas recepcionam e cobram parlamentares

Agricultores ocuparam saguão do Aeroporto de Teresina para protestar contra mudança nas regras da previdência social.

Após mais de 48 horas de greve de fome os agricultores Liria Aquino, de 29 anos, e Leonardo Machado, de 23 anos, encerraram o movimento no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. A expectativa dos grevistas era conversar com deputados federais a respeito da reforma da previdência a fim de angariar apoio para barrar a proposta. A proposta ficou para ser votada no ano que vem.

O movimento começou na terça-feira (12) com os dois agricultores membros do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) instalados no Aeroporto de Teresina. Liria e Leonardo são de São João da Varjota, a 292 km de Teresina. “A gente resolveu encerrar o movimento a partir do recuo da reforma da previdência e com isso encerrar a greve de fome”, disse Josefa Galvão, do MPA. A votação da reforma da previdência ficou para fevereiro de 2018.

Sindicalistas e Movimentos Sociais recepcionaram os Deputados que passaram pelo saguão do aeroporto, apenas Silas Freire (Podemos), Rodrigo Martins - (PSB), e Marcelo Castro (PMDB) passaram pelo saguão do aeroporto. A palavra de ordem durante a manifestação foi "SE VOTAR, NÃO VAI VOLTAR!".

"Parabenizamos aos (a) companheiros (a) que se sacrificaram em favor dos direitos de todos (a), foi um grande passo de coragem e determinação, o que significa uma grande conquista na luta, tendo em vista que em outros estados também tivemos o mesmo exemplo, a luta é árdua por nenhum direito a menos! Viva a classe trabalhadora"! Paulo Bezerra - Presidente da CUT-PI.

Por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a reforma da Previdência necessita para ser aprovada dos votos favoráveis de três quintos dos 513 deputados (308) em dois turnos de votação.

#AnulaReforma

FNDC