CUT PI > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO DO CONGRESSO DO POVO DA CUT-PI

Seminário de Preparação do Congresso do Povo da CUT-PI

19/04/2018

Fortalecer a Luta.

A Central única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI, realiza o Seminário de Preparação do Congresso do Povo, acontecendo no auditório do Sindicato dos Bancários do Piauí, localizado no Centro de Teresina. Com o objetivo de discutir a importância da construção da Formação Popular, por meio da organização das etapas do Congresso que almeja contribuir na formação do povo brasileiro, e para que o povo compreenda que sem mobilização e organização da sociedade, e que desmobilizados podemos, inclusive, retroceder em nossas conquistas.

Após a formação da mesa, que foi composta por Paulo Bezerra – Presidente da CUT-PI, Paulina Almeida – Secretaria de Comunicação, Arimateia Passos – Presidente do Sindicato dos Bancários, Josivaldo Martins – Secretário de Formação da CUT-PI, João de Moura – Presidente do SINTTEL, Francisco das Chagas (Chicão) – Sindicato da Educação – SINTE-PI também representando a Frente Brasil Popular no Piauí, e Fábio Matos – CTB.

Durante a abertura foram feitas as saudações aos (a) Dirigentes Sindicais dos Sindicatos Filiados a CUT-PI, presentes no plenário, dentre eles: SINSEP-PI, URBANITÁRIOS, HOTELEIROS, SINTE, RADIALISTAS, MUNICIPAIS (JOSÉ DE FREITAS E NAZÁRIA), FETAG-PI, CONFECÇÕES, CONFETAM, Dentre outros (a) convidados(a).

Dando seguimento ao evento, foi composta a segunda mesa por Odeni de Jesus – Vice Presidente da CUT-PI, Antônia Ribeiro – Secretaria de Mulheres da CUT-PI, também representando a Frente Brasil Popular Piauí, João de Moura Neto – Presidente do SINTTEL, este último citado responsável em Coordenar a explanação da Conjuntura Política Nacional.

Foram feitas várias resalvas durante o debate em Defesa da Democracia e por Lula Livre.

A importância da Comunicação foi um dos destaques principais do Seminário, onde em sua maioria os (a) Dirigentes Sindicais fortaleceram o grande diferencial do uso das Redes Sociais, e principalmente alertando para a forma de se usar de forma correta as ferramentas de comunicação, chamando a atenção para o mal uso que acaba trazendo sérias consequencias, além da sua força na construção de uma realidade que muitas vezes não é mostrada pelo sistema golpista de televisão, que segue contrariando ás necessidades da sociedade em se manter informada da realidade.

Entre os temas abordados foram destacados o contexto político e social, atual, a prisão do Presidente Lula, direitos sociais, fake news, soberania nacional, auditoria da dívida pública, entre outros temas.

Para Paulo Bezerra - Presidente da CUT-PI " O principal objetivo da realização deste seminário é fazer a formação política do povo, para uma leitura das transformações positivas dos governos populares, assim fazendo essa leitura, juntos(a) possamos construir as propostas que possam ser utilizadas, principalmente nesse ano eleitoral, com alternativas para a economia e o cenário político. O projeto do atual governo é excludente, e principalmente com os menos favorecidos. Vivemos um momento de economia e de uma política mascaradas, onde tudo tudo é mostrado pela grande mídia, como o governo quer e não da forma que é real, tentando convencer a população de que o momento é de avanço, mas é de regressão". Afirmou.

A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Piauí-CUT-PI vem a cada dia investindo na comunicação, através da Secretaria de Comunicação – Paulina Almeida vem aprimorando o crescimento desse potencial capaz de derrubar os paradigmas existentes oriundas da mídia golpista.

A proposta de formação popular presente na realização do Congresso do Povo se concretizará quando o abraço for fortalecido nas ruas.

No horário da tarde, segue a programação do Seminário com a apresentação da "CARTILHA PARA FORMADORES (A).

O Seminário tem a contribuição da Escola Nordeste da CUT Nacional através da Educadora Almerinda Alves.

O Seminário tem a previsão de término ás 17h desta quinta-feira.